A metodologia
A metodologia que a biomimética propõe para acessar o "open-source innovation" que a Natureza nos oferece consiste em 4 etapas:
|
Ferramentas
Os Princípios da Vida
Os Princípios da Vida são as lições de design que a Natureza nos oferece.
Trata-se dos padrões que podemos observar ao examinar as espécies que sobreviveram e prosperaram na Terra. Esses padrões nos indicam o conjunto de estratégias que vêm sendo selecionadas e aprimoradas nos 3,8 bilhões de anos de existência de Vida na Terra. A Natureza integra e otimiza essas estratégias para criar condições que conduzem a mais Vida. Essas lições de design podem nos ajudar a criar estratégias inovadoras, a avaliar nossos projetos contra esses novos parâmetros de sustentabilidade e a melhor informar nossos designs com base na experiência de "alguém" que vem lidando com desafios de eficiência, complexidade e sustentabilidade há muito mais tempo. As soluções encontradas pela Natureza são muito mais eficientes, elegantes e compatíveis com a Vida. |
O conhecimento que temos acumulado não nos permite integrar um grau de complexidade nem próximo daquele em que a Natureza opera. A co-existência de 30 milhões de espécies, interagindo entre si e com um planeta em constantes mudanças, confere ao sistema Terra uma complexidade inimaginável para nós. Os Princípios da Vida que vemos se repetindo nessas espécies se traduzem em poderosas lições, que têm o potencial de nos inspirar na criação de soluções melhores, mais inovadoras e mais sustentáveis.
Taxonomia biomimética
A Taxonomia biomimética organiza a biologia por funções. O objetivo é classificar as diferentes maneiras que os organismos e sistemas naturais encontraram para enfrentar seus desafios. Ao ordernar essas maneiras, buscamos melhor informar nossos designs quando buscamos solucionar desafios similares. As funções aqui classificadas ajudam na etapa de escopo da metodologia proposta.